quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mesa-redonda sobre Roteiro e Dramaturgia no lançamento da Revista Olhar Cultural

“A cultura em todos os sentidos” esse é o slogan da Revista Olhar Cultural, que será lançada nesta quinta-feira (19) às 18hs no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na ocasião será realizada uma mesa redonda com o tema: “Roteiro e Dramaturgia: cinema, documentário e teatro”, formados pelos professores Nathan Cirino (cinema), Eliane Lisboa (teatro) e Matheus Andrade (documentário), que irão debater sobre as semelhanças e as diferenças entre roteiro cinematográfico e dramaturgia teatral.

O projeto Olhar Cultural foi elaborado em 2006, pelos estudantes de Comunicação Marcos Moraes e Jocélio Oliveira, e consistia em um programa de rádio, um site e uma revista. O programa de rádio foi ao ar durante um ano na Lagar FM, que fica no bairro das Malvinas, o site se tornou um blog, que saiu do ar mais deu origem a outros blogs sobre cultura. Em 2008 a idéia da revista foi executada como trabalho para uma disciplina do curso de jornalismo, mas devido a problemas financeiros não pode ser impressa.

Agora, em 2010, um grupo formado por jornalistas e estudantes de Comunicação Social, resolvem retomar o projeto e lançar a revista em formato Digital, que será disponibilizada para download no endereço www.revistaolharcultural.blogspot.com e em outros blogs e sites parceiros.

A revista e o lançamento
A periodicidade da revista Olhar cultural será trimestral e a cada edição serão realizados debates, palestras e outras atividades que estimulem a produção cultural. Segundo Marcos Moraes jornalista responsável pela “Olhar Cultural”, o coletivo que edita a revista tem uma preocupação em proporcionar uma reflexão sobre as questões que norteiam cultura.

“Nós que emprestamos os nossos olhares para a revista, entendemos que o papel do jornalista cultural não é apenas de informar sobre onde será o próximo show da banda X, mas ser um espaço de debate e reflexão sobre a cultura. Nesse sentido, nós além de fazermos isso nos textos publicados na revista, vamos a cada edição realizar atividades que tenham esse intuito”, afirmou Marcos.

Na cidade do Festival de Inverno e no mês do Comunicurtas, nada melhor do que um debate sobre Teatro e Cinema, para marcar o inicio dessa nova empreitada cultural da cidade.

Os participantes da mesa
A professora Eliane Lisboa é diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado junto à universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França, acompanhando Augusto Boal no tempo em que ele esteve exilado naquele país. Defendeu tese de doutorado na Unicamp, sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini.

Durante cerca de doze anos Eliane Lisboa foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de artes cênicas da Udesc em Florianópolis e por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral em Santa Catarina, hoje é professora concursada do Departamento de Arte e Mídia da UFCG.

O professor Matheus Andrade é Graduado em Comunicação Social pela UFPB, com especialização em Jornalismo Cultural pela FIP e mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela UFPB. Foi professor substituto do Departamento de Comunicação da UFPB da linha de fundamentação teórica de 2007 a 2009. Atualmente é professor efetivo do curso de Arte e Mídia da UFCG na área de audiovisual e publicou o livro O Sertão é Coisa de Cinema pela editora Marca de Fantasia.
Nathan Cirino é graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve a pesquisa sobre “Estrutura e Perspectivas do Roteiro Cinematográfico nas Mídias Interativas”, orientado pela professora Yvana Carla Fechine de Brito.

0 comentários:

Postar um comentário